Tailândia: 3 dias nas ilhas, praias e templos em Krabi

Ao Nang Beach e sua estrutura para comportar o turismo de peso na área de Krabi


Antes de seguir para as praias do sul da Tailândia, cujas mais famosas ficam no mar de Andaman, normalmente se decide ficar em uma dessas cidades bases, Krabi ou Phuket, cada uma em uma extremidade do mar. Eu decidi por Krabi pois considero que fica mais perto de algumas atrações da região, como a praia de Railey, Four Islands e o Templo do Tigre, facilitando o deslocamento.


COMO CHEGAR?

Krabi fica a quase de 800 km de Bangkok, para descer de ônibus são 9 horas de deslocamento. Já de avião, são apenas 1h 05 min. As passagens aéreas de ida e volta costumam ser mais baratas do que um ônibus no Brasil percorrendo a mesma distância.

Shuttle Bus que faz o transporte entre aeroporto e Krabi


O aeroporto de Krabi fica a 9 km do centro (Krabi Town) e a 27 km da praia de Ao Nang (a parte mais bem localizada). A maneira mais econômica de transporte a partir do aeroporto é o Shuttle Bus. Logo que cheguei no salão de desembarque, avistei o guichê que vende o ticket, não tem mistério. O valor é 100 baht para Krabi Town e 150 baht para Ao Nang Beach. Ao sair do terminal, logo à esquerda estava o ônibus. O motorista ainda pergunta qual é o hotel e, pois é, o ônibus deixa cada passageiro na porta de seu hotel. O valor de um táxi para Ao Nang é 500 baht tabelado, parece caro mas se tiver viajando em 3 pessoas vale a pena.


ONDE FICAR?

O lugar mais barato para se hospedar costuma ser em Krabi Town, mas é distante da praia e demandaria tempo para percorrer quase 20 km todo dia até Ao Nang (local de saída dos barcos para as ilhas). A hospedagem em Ao Nang também não tem uma diferença tão grande assim, além de economizar tempo e dinheiro de transporte, ainda é um local mais agradável e com bastante movimento. Fiquei no Hotel Phranang Place, a cerca de 750 metros do litoral.

Diferente de outras regiões da Tailândia, a área das praias possui influência muçulmana


ROTEIRO DE 3 DIAS

Eu tinha apenas 3 dias completos para explorar as praias e ilhas paradisíacas da região, e a maneira mais rápida e econômica, nesse caso, seria aderir a pacotes de tour em grupo. Apesar de eu não gostar bem disso, cogitei a possibilidade. Também existe a opção de contratar barco particular que pode sair mais barato dependendo do número de pessoas que estão com você. Veja abaixo a tabela (dezembro 2016):

Preços para alugar um barco privado


Preços e horários para transporte entre as praias


DIA 1

4 ISLANDS

O primeiro dia era a hora de explorar o lugar e descobrir um jeito mais barato de visitar as ilhas. Foi então que eu percebi que ficava mais em conta contratar um longtail boat (motor de rabeta) para visitar 4 Islands (Tub, Mor, Chicken, Poda e a Phra Nang Cave Beach) no meu ritmo, ficando à disposição até 16h00. O relato completo do tour pelas 4 Islands está no post Four Islands, as ilhas mais fáceis de visitar a partir de Krabi.


Poda Island é uma das 4 ilhas e que possui uma gigantesca pedra no seu litoral


AO NANG BEACH

Depois de passar o dia nas 4 ilhas, voltei para Ao Nang às 16h30. Aproveitei o tempo para caminhar na orla e conhecer as várias lojinhas em frente à praia. A fome bateu e parei para comer uma pizza por 200 baht enquanto esperava o pôr do sol acontecer.

Ao Nang Beach no final de tarde


A estátua de um peixe-espada serve como referência do calçadão de Ao Nang


Sem palavras para descrever a paz que é olhar para esse mar


Mesmo com nuvens, assistir o pôr do sol em Ao Nang é um espetáculo a parte


Quando a noite cai, os barzinhos começam a bombar


DIA 2

PHI PHI ISLANDS

O segundo dia foi dedicado a visitar a mais famosa ilha do mar de Andaman e suas ilhotas ao redor. Como a distância era maior, tive que aderir ao tour em speed boat para ganhar tempo e conseguir conhecer tudo. Apesar de ter que fazer o passeio dentro de um barco lotado de gente, no final foi bem divertido. O relato completo desta aventura está no post Um tour pelas paradisíacas ilhas Phi Phi.

O snorkeling foi um dos pontos altos do tour nas ilhas Phi Phi


TEMPLO DO TIGRE

Ao retornar de um dia tranquilo pelas ilhas Phi Phi, a adrenalina voltou a correr na veia ao tentar chegar no Templo do Tigre para assistir o pôr do sol. O lugar é um dos mais bonitos de Krabi, mas o problema é que o templo ficava a 20 km dali e eu ainda fui de tuk tuk para economizar com táxi, arriscando chegar depois do horário que o sol se pôr. O relato completo da minha subida até o templo está no post Templo do Tigre, um desafio nas alturas de Krabi.

Imagens de Buda no alto da Tiger Cave


DIA 3

JAMES BOND ISLAND

Deixei para o último dia da jornada essa ilha distante de Krabi (mais perto de Phuket) mas que tem uma história especial. No filme 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), a ilha até então desconhecida serviu de cenário para a casa do vilão do filme. Hoje ela foi batizada com o nome do agente secreto mais famoso do cinema. O relato completo e detalhado desse dia está no post O tour pela exótica James Bond Island.

Formação rochosa curiosa que na ficção era usada para esconder uma arma secreta


RETORNO PARA O BRASIL

Às 6h40 da manhã do dia seguinte eu já teria que embarcar de volta à Bangkok onde eu pegaria o voo de volta ao Brasil. Para isso eu teria que chegar bem cedo ao aeroporto de Krabi para o check in, mão não havia Shuttle Bus tão cedo. O jeito foi pagar um táxi. Tudo deu certo e em algumas horas eu já estaria voltando para a casa...


CUSTOS (dezembro 2016)

- Shuttle Bus para Ao Nang Beach - 150 baht
- Hotel Phranang Place (4 diárias em quarto duplo) - 5400 baht
- Pizza - 200 baht
- Jantar - 220 baht
- Táxi para o aeroporto - 500 baht


MEU ROTEIRO

Anterior: MERCADOS EXÓTICOS

Roteiro completo: MISSÃO TAILÂNDIA-CAMBOJA

Próximo: 4 ISLANDS



***A mochila Deuter Transit 50l utilizada nesta viagem foi patrocinada pela SubSub Equipamentos de Aventura. Confira abaixo o código promocional exclusivo para seguidores do blog A Mochila e o Mundo. Leia aqui o regulamento.


Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.